FAIXA DE PEDESTRE

Quem nunca esteve há 5 passos da faixa de pedestre, mas optou atravessar correndo como se houvessem churros de graça na outra calçada, numa quantidade limitada?


Sem contar a máxima que todos nós já ousamos dizer alto: ¨Vamo que dá tempo¨!


Mas afinal de contas, onde surgiu a Faixa de Pedestre?


Agora é uma ótima hora para colocar ¨Come Together¨ para tocar bem alto!


A faixa de pedestre foi inventada na Inglaterra.Rua Abbey Road se tornou um reduto de adoração após servir de cenário para a capa do 12º álbum dos Beatles – homônimo, que homenageou a rua onde se localiza até hoje o Abbey Road Studios onde gravavam, na zona norte de Londres. A imagem dos garotos de Liverpool atravessando na faixa é fascinante, não é?






Falar em faixa e não falar disso, nem compensa... Mas vamos ao que interessa! A faixa zebra foi inventada em 1949, nas cores azul e amarela, mas só após ser regulamentada nas leis de trânsito da época é que fora batizada (Sim! Faixa zebra, por remeter as listras da Zebra)


Na Terra da Rainha a Faixa de Pedestre é levada a sério, mais do que qualquer outro lugar do mundo. Lá, basta pôr um dos pezinhos na risca, que os condutores param. Sério, param!


Em terras tupiniquins em nosso código Nacional de trânsito, a faixa de pedestre zebrada, tem o intuito de simplificar a travessia em vias públicas. É composta por duas partes distintas:


Primeira: Faixa de Retenção – Linha continua de cor branca. Delimita o ponto onde o condutor do veículo é obrigado a parar ao sinal vermelho do semáforo, ou ao sinal de pare do agente de trânsito. Ao ultrapassar esse ponto de retenção o motorista fica sujeito a penalidade prevista no código nacional de trânsito, que além do valor da multa, resulta em 4 pontos na carteira.


Segunda: Área zebrada – Linhas verticais, também na cor branca, no sentido da pista de rolamento. Destinada à travessia de pedestres. Ao sinal verde para o pedestre e amarela para o condutor que já indica atenção para o sinal vermelho, tem o objetivo de facilitar a travessia.


Erika Dessler – Redatora AllThree/São Paulo 12.08.2016
DOCUMENTO ONLINE
NOTÍCIAS
Beber e Dirigir
Essa máxima deveria ser óbvia mas, infelizmente... Veja mais...
Formas de Placas
Inevitavelmente, uma placa diferentona já... Veja mais...
(11) 2633-3133
Rua: Mere Amedéa, 06 - Vila Maria - CEP: 02125-000 - São Paulo
Despachante Miro 2015/2017 - Todos os direitos reservados   logo AllThree