QUANDO UM VEÍCULO PODE SER GUINCHADO PELA CET?

¨Vou estacionar rapidinho! Não levará nem um minuto¨... Duas horas depois, cadê?


Cena frequentemente vista em filmes, ter o carro guinchado é uma possibilidade que pode acometer qualquer um na realidade, inclusive você. Isso, é claro, caso já não tenha acontecido.

 

Cena frequentemente vista em filmes, ter o carro guinchado é uma possibilidade que pode acometer qualquer um na realidade, inclusive você. Isso, é claro, caso já não tenha acontecido.


Situação desesperadora, daquelas de acabar com o dia, semana e semestre inteiro. Entretanto, essas ocorrências não são registradas do nada, o código de trânsito brasileiro, estabelece o artigo o 181 para verificar cada caso.

Mas, em quais situações isso pode acontecer ?




Utilização indiscriminado de dispositivos anti-radar. Trafegar com passageiro em vias destinadas para cargas. Eventuais problemas com a documentação e identificação do veículo. Estacionar em lugares indevidos, proibidos ou que atrapalhe a mobilidade dos outros. Transportar pessoas na caçamba da caminhonete. Manter elementos importantes sem identificação como: Chassi, lacre e placa. Essas incidências não só acarretam a ação do guincho como também, podem gerar multas e pontos na CNH. Outra dúvida frequente é sobre carros rebaixados. Neste caso, não pode ser guinchado. Caso seja, o condutor pode recorrer.

 

Agora, e se o carro foi guinchado o que fazer?


Bom, ao voltar ao local, você encontrará um aviso explícito: Seu veículo foi guinchado.

 

A partir daí, você deve se dirigir ao órgão competente e apresentar o certificado de registro de licenciamento do veículo atualizado e RG com cópias, mais carta de motorista.

Antes disso, é necessário que as multas sejam quitadas, inclusive as pendentes, assim como, o IPVA do veículo.


O transporte realizado pelo guincho e as diárias do veículo no pátio, deverão ser pagas, também.


O ideal é prestar atenção no que diz respeito as infrações que podem resultar no guincho. E, não confiar no manjado ¨Volto em um minutinho¨


Erika Dessler – Redatora AllThree/São Paulo 11.09.2017









DOCUMENTO ONLINE
NOTÍCIAS
Beber e Dirigir
Essa máxima deveria ser óbvia mas, infelizmente... Veja mais...
Formas de Placas
Inevitavelmente, uma placa diferentona já... Veja mais...
(11) 2633-3133
Rua: Mere Amedéa, 06 - Vila Maria - CEP: 02125-000 - São Paulo
Despachante Miro 2015/2017 - Todos os direitos reservados   logo AllThree