QUANDO UM VEÍCULO PODE SER GUINCHADO PELA CET?

¨Vou estacionar rapidinho! Não levará nem um minuto¨... Duas horas depois, cadê?


Cena frequentemente vista em filmes, ter o carro guinchado é uma possibilidade que pode acometer qualquer um na realidade, inclusive você. Isso, é claro, caso já não tenha acontecido.

 

Situação desesperadora, daquelas de acabar com o dia, semana e semestre inteiro, ter o carro guinchado é aflitivo, mas tem solução. No entanto, essas ocorrências não são resgistradas do nada, o código de trânsito brasileiro, estabelece o artigo o 181 para verificar cada caso.


E, para que não haja mal entendido, é imprescindível ter em mente os locais que de fato pode parar, e outros detalhes também, que podem ser a diferência entre voltar para casa com o carro, ou ... não.





Mas, em quais situações isso pode acontecer ?


Utilização indiscriminado de dispositivos anti-radar. Trafegar com passageiro em vias destinadas para cargas. Eventuais problemas com a documentação e identificação do veículo. Estacionar em lugares indevidos, proibidos ou que atrapalhe a mobilidade dos outros. Transportar pessoas na caçamba da caminhonete.


Estacionar em frente de garagens. Circular com veículos não registrados, nem licenciados. Manter elementos importantes sem identificação como: Chassi, lacre e placa. Essas incidências não só acarretam a ação do guincho como também, podem gerar multas e pontos na CNH. Outra dúvida frequente é sobre carros rebaixados. Neste caso, não pode ser guinchado. Caso seja, o condutor pode recorrer.

 

Agora, e se o carro foi guinchado o que fazer?


Bom, ao voltar ao local, você encontrará um aviso explícito: Seu veículo foi guinchado.

 

A partir daí, você deve se dirigir ao órgão competente e apresentar o certificado de registro de licenciamento do veículo atualizado e RG com cópias, mais carta de motorista.

Antes disso, é necessário que as multas sejam quitadas, inclusive as pendentes, assim como, o IPVA do veículo.


O transporte realizado pelo guincho e as diárias do veículo no pátio, deverão ser pagas, também.


O ideal é prestar atenção no que diz respeito as infrações que podem resultar no guincho. E, não confiar no manjado ¨Volto em um minutinho¨


Boa Viagem! Erika Dessler – Redatora AllThree/São Paulo 11.09.2017










DOCUMENTO ONLINE
NOTÍCIAS
Gestante do Volante...
Conduzir qualquer veículo requer atenção máxima... Veja mais...
Andar mexendo no celular?
Quantas pessoas você viu hoje, caminhando... Veja mais...
(11) 2633-3133
Rua: Mere Amedéa, 06 - Vila Maria - CEP: 02125-000 - São Paulo
Despachante Miro 2015/2017 - Todos os direitos reservados   logo AllThree