SEMÁFORO CORES QUE SALVAM

É desconfortável! Principalmente após todas as pessoas no trânsito diariamente – O semáforo. Esse painel colorido, muitas vezes desrespeitado, ignorado e sarcasticamente burlado, serve para nos mantermos vivos nessa metrópole selvagem.


Foi na Grécia Antiga que os termos: Sema (sinal) e Phoros (nos leva) juntaram as escovas de dentes e decidiram caminhar juntos. Nessa ocasião, inicio de namoro dessa dupla de termos, batizaram um sistema que transmitia mensagens por tabuletas. Foi necessário uma união estável de cerca de um milênio para nascer o semáforo que conhecemos hoje, ou seja, um dispositivo para controlar o tráfego, e não tráfico minha gente!!


Essa chiqueza só em Londres, claro! Em 1868, funcionava com lanternas verdes e vermelhas operadas por guardas que se revezavam no local para organizar o fluxo frenético das carruagens, cavalinhos e pedestres.





Em 1914 chegou aos EUA - Cleveland. Era um sistema elétrico, porque os americanos não eram obrigados a ficar segurando a lanterna! Mentira! Ainda era necessário o controle manual.


Em 1917 a Luz amarela se juntou a dupla, no trânsito da tranquila Detroit.



Em São Paulo chegou em 1935 no Brás, instalado pelo DST (Dep. de Serviço de trânsito)


SINAL VERMELHO, indica perigo. Desde sempre indica a parada do sujeito. A cor verde servia para indicar precaução e a cor branca indicava trilho liberado.


Devido uma lente vermelha ter caído, deixando exposta apenas a lâmpada, fez com que um maquinista visse apenas a lâmpada ¨branca¨ e como esta cor indicada trilho liberado, este fato foi responsável por um brutal acidente ferroviário com a colisão de dois trens, em 1914. Cor branca foi abolida.


SINAL AMARELO, substituiu a cor branca e indica precaução.


SINAL VERDE, passagem liberada.


Para os daltônicos a diferenciação está nas tonalidades (escura e clara) dos sinais. Para os deficientes visuais ainda usa-se a percepção sonora.

Erika Dessler – Redatora AllThree/São Paulo 30.09.2016
DOCUMENTO ONLINE
NOTÍCIAS
Beber e Dirigir
Essa máxima deveria ser óbvia mas, infelizmente... Veja mais...
Formas de Placas
Inevitavelmente, uma placa diferentona já... Veja mais...
(11) 2633-3133
Rua: Mere Amedéa, 06 - Vila Maria - CEP: 02125-000 - São Paulo
Despachante Miro 2015/2017 - Todos os direitos reservados   logo AllThree